segunda-feira, 29 de março de 2010

Comparativo Kadett GSi vs Astra GSi




Comparativo GSI


Após tempos sem um modelo mais esportivo na gama de produtos, a GM finalmente trouxe das cinzas a sigla GSi - Grand Sport Injection. Ela retorna apos sete anos a um chevrolet, no novo Astra hatch, versão quatro portas. O motor é basicamente o mesmo 2.0 16v dos primeiros Astra CD, com 136 cv, outro carro de boas recordações. Enquanto o 2.0 8v do Kadett trazia 121 cv (alto), o 16 v do Astra tem 136 cv, um pouco mais forte.

Estas lembranças remetem ao antecessor do Astra, o famoso Kadett GSi, que hoje tem até clube. Lançado em 1991 ele tomou o lugar do mítico Kadett GS, carburado e a álcool, e trazia respostas mais fortes ao acelerar. Foi feito até 1995. Mesmo havendo mais de uma decada separando os projetos de Astra e Kadett GSi estes dois Chevrolet se parecem bastante. Desde a mecânica até o visual esportivo e a boa dirigibilidade.

- Andadores -
Como são de épocas diferentes, os compactos-médios trazem ssoluçoes e tendencias distintas de motorização e acabamento, mantendo o mesmo conceito básico.Emquanto o Kadett tinha apenas carroceria duas portas (no Brasil), o Astra GSi chega somente na versão quatro portas, um pecado para alguns que relacionam esportividade com duas portas.

A linha de cintura do Kadett é mais baixa que a do Astra, Que segue a tendencia atual de carrocerias mais altas. Mesmo assim, o coeficiente aerodinâmico de ambos é igual: Cx de 0,30, um ótimo valor, principalmente para o Kadett (mais idoso) e que oferece pouca resistência ao "furar" o ar.

A distancia entre eixos, contudo, muda: 2,52 m para o Kadett e 2,61 m para o Astra que por isso, vai melhor em curvas de alta velocidade, mas perde agilidade nas de baixa, as quais o Kadett vence com facilidade e segurança.
Também existem diferenças nas dimensões de carroceria. O comprimento do Astra é de 4,26 m e a largura 1,70 m. No Kadett são 4,00 m e 1,68 m, respecetivamente. No inicio dos anos 90, uma roda 14" (com 5,5 de largura) já era esportiva o bastante. O kadett seguia esta regra, com pneus 185/65.
O Astra ganha pontos nas rodas (as mesmas 16"x 6" do extinto Sport, produzido só em duas portas) e curiosamente tem pneus com a mesma altura do velho irmão (o série 65 do kadett e o 55 do Astra tem a mesma altura). Só que o 205/55 do novo GM é dois centímetros mais largo que o Kadett, o que garante maior estabilidade e um volante mais firme.

De resto ambos têm seus projetos pára-choques com spoiler - um um verdadeiro escudo no Astra 2003 -, além dos faróis de neblina conjugados e do interior diferenciado em relação ao restante da linha. O pára-choque trazeiro do Kadett trazia luz de neblina do lado esquerdo desde o GS, um charme esqucido no novo GSi.

Os Faróis do Astra GSi são do tipo canhão, com lentes plasticas. São eficientes em longa distancia, mas seu foco bastante marcado ilumina bem a frente e não os lados. Falta iluminação em curvas de serras travadas. O Kadett sempre primou por uma iluminação segura, sobretudo com eficientes milhas grandes e quadrados no parachoque. A lanterna traseira do kadett é fume com listras horisontais, com apelo mais esportivo que as brancas do Astra.

O grande trunfo do Astra - ainda mais no novo quatro portas - em relação ao Kadett, está no bom espaço interno - também devido ao entre-eixos maior. Melhora principalmente para quem vai atrás, No kadett os passageiros do banco trazeiro viviam no aperto. De resto ambos trazem boa ergonomia. O computador de bordo já exitia no Kadett e permanece no Astra, mais evoluido e como item de série.

- Motores -
Quando se fala em motor e suspensão, deve se lembrar que tudo usado no Kadett e Astra deriva do velho Monza. O bloco de Motor, "Familia II", Por exemplo, é Basicamente o mesmo do Monza 2.0 as diferenças ficam para os "acessórios" do motor, como sistema de injeção e cabeçote.

Sem falar na injeção eletronica multiponto, que deu o "i" ao logotipo do GS do kadett. Era pura tecnologia de ponta, ainda que um sistema analogico, hoje bem atrazado em relação ao digital do Astra. O kadett de oito valvulas, tinha taxa de compressão de 9,2:1 (para gasolina) e radiador de óleo para melhorar o aferrecimento. O Astra, com 16 valvulas, vem com 9,6:1 de taxa e sem radiador do óleo.

O novo GM se mostra mais esperto, mesmo "virando" sua potência maxima a 5.400 rpm, a mesma rotação apresentada pelo kadett. Nessa faixa de giro, aparecem 121 cv para o irmão mais velho e 136 cv para o Astra. Mesmo pesando 1.180 kg. - contra 1.100 do kadett - O recém-lançado GSi é mais veloz. Sobretudo acima de 4.000 rpm, qundo aparece o torque de 19,2 kgfm. O kadett mostra seu potencial mais rápido: a 3.000 rpm desenvolve o torque máximo de 17,7 kgfm.

Hatchs: porta-malas do Kadett leva 390 litros, Astra comporta 370 litros Na pratica estes dados levam o GSi atual aos 100 km/h em 9,1 segundos e a 203 km/h de velocidade máxima, numeros um pouco melhores que os alcançados pelo kadett, que chega aos 100 km/h em 9,7 segundos e atinge 192 km/h de final.

Para compensar a deficiência do cabeçote multiválvulas em baixa rotação, a GM dotou o Astra de um câmbio bem escalonado e curto até a 4ª marcha, o que resultam em respostas mais rápidas do motor. As quatro primeiras marchas do Kadett são mais longas. mas, em quinta marcha a 100 km/h, o conta-giros de ambos GSi mostra 3.100 rpm.

Por isso mesmo, os dois são econômicos e suaves na condução sem pressa. Enquanto o Kadett especificava 9,7 Km/litro em trechos urbanos e 14 Km/litro em rodoviários, o Astra é um pouco mais gastão, com 8,6 Km/litro e 13,4 Km/litro, respectivamente.

Embora o novo Astra tenha uma ponteira de escape diferenciada (oblonga, quase oval), seu ruído é bem mais civilizado e manso que o do "Kadron" do Kadett, que traz a melodia do "dois litros" na saída dupla e dissonante.

- Suspensões/Freios -
Nos sistemas de suspensões, os projetos também são semelhantes. A principal diferença está na dianteira, já que o Astra conta com sub-chassi, um quadro que abriga motor/câmbio e suspensões e que oferece melhor absorção de impactos e ruídos, deixando o habitáculo mais silencioso.

Mesmo assim, o sistema dianteiro dele é similar ao do Kadett, a tradicional Mc-Pherson. A traseira de ambos é semi-independente, com eixo de torção tubular. Para o Kadett, havia os amortecedores traseiros com regulagem de altura (por meio de ar), um interessante opcional da época.

Mesmo que o Astra tenha uma suspensão mais bem-resolvida e com conforto superior, o Kadett não fica atrás em curvas. Os dois se mostram muito "na mão".

Nos sistemas de freios, discos nas quatro rodas de série, com ABS opcional para ambos - no Kadett GSi, a partir de 1994. As frenagens são eficientes e seguras, sem mergulhos acentuados da dianteira, com vantagem para o Astra, por contar com discos e pinças maiores.

- Conclusão -

Pode-se dizer que o novo GSi cumpre bem o difícil legado deixado pelo Kadett. Contudo, no início dos anos 90, o antigo GSi causou revolução e alvoroço. São dois carros interessantes e que chamam atenção, embora o Astra não convide tão facilmente ao uso esportivo, como acontece com o saudoso Kadett, tanto o GS como o GSi.

O Astra, quando comparado aos atuais concorrentes - VW Golf GTi e Fiat Stilo Abarth - deve mais na motorização, além do interior simples. Por isso, assim como o antigo Vectra GSi 2.0 16V, poderia ter seu motor com 150 cv. Em contrapartida, o Astra tem no preço seu maior trunfo. A partir de R$ 35.990 pode-se admirar um GSi novinho na garagem.

Quem é fã incondicional do bom e velho Kadett GSi, gastará bem menos, é claro. Entre R$ 10 e R$ 14 mil para ter um bom usado e andar de esportivo, hoje "de época".

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