Numa época em que o Gol GTi oferecia a exclusividade da injeção eletrônica entre os esportivos, enquanto o Escort XR3 representava o único conversível brasileiro de série, a Chevrolet lançou,em 1991, sua resposta às outras montadoras: o Kadett GSi, substituto da versão GS, com motor carburado.
Em suas duas versões, hatch e conversível, o GSi chegou para ser top de linha, com requintes de padrão europeu: bancos Recaro, suspensão traseira regulável, trio elétrico, painel digital, volante escamoteável com direção hidráulica e freio a disco nas quatro rodas. Itens que parecem normais hoje em dia, mas que no começo dos anos 1990 eram privilégio para muito poucos.
O motor do GSi era um 2.0 de 121 cavalos e 17,6 mgkf de torque que fazia jus ao esportivo. Mesmo o famoso AP-2000i, que equipou o Gol GTi e a versão 1993 do Escort XR3, não alcançava a sua potência.
Em suas duas versões, hatch e conversível, o GSi chegou para ser top de linha, com requintes de padrão europeu: bancos Recaro, suspensão traseira regulável, trio elétrico, painel digital, volante escamoteável com direção hidráulica e freio a disco nas quatro rodas. Itens que parecem normais hoje em dia, mas que no começo dos anos 1990 eram privilégio para muito poucos.
O motor do GSi era um 2.0 de 121 cavalos e 17,6 mgkf de torque que fazia jus ao esportivo. Mesmo o famoso AP-2000i, que equipou o Gol GTi e a versão 1993 do Escort XR3, não alcançava a sua potência.
Em 1993, o Kadett GSi conversível custava uma fortuna, o equivalente a mais de R$ 150 mil. Culpa da parceria com os italianos da Bertone. O carro era feito no Brasil, enviado para a Itália para ganhar as formas de conversível e a capota, e voltava para ser finalizado por aqui. Parece absurdo, mas valia pelo status.
Tanto o Kadett (substituído pelo Astra na Europa) quanto o Escort não chegaram ao século 21, mas marcaram a década como nossos ultimos legítimos conversíveis nacionais. Ainda hoje, o GSi é reverenciado pelos kadetteiros de plantão como a melhor versão já lançada, sendo substituída em 1995 pelo Kadett Sport, uma verdadeira lambança da GM, menos potente e luxuoso, praticamente um primo pobre do GSi.
Tanto o Kadett (substituído pelo Astra na Europa) quanto o Escort não chegaram ao século 21, mas marcaram a década como nossos ultimos legítimos conversíveis nacionais. Ainda hoje, o GSi é reverenciado pelos kadetteiros de plantão como a melhor versão já lançada, sendo substituída em 1995 pelo Kadett Sport, uma verdadeira lambança da GM, menos potente e luxuoso, praticamente um primo pobre do GSi.
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